Marcadores

terça-feira, 22 de junho de 2010

[EL1] Exercícios de Linguística do texto “A linguística no século XIX”

A partir da leitura do texto “A linguística no século XIX” do livro História concisa da linguística de Barbara Weedwood, formule pequenos textos sobre as afirmações abaixo:

1. “Concorda-se em geral que a mais extraordinária façanha dos estudos linguísticos do século XIX foi o desenvolvimento do método comparativo, que resultou num conjunto de princípios pelos quais as línguas poderiam ser sistematicamente comparadas no tocante a seus sistemas fonéticos, estrutura gramatical e vocabulário.”

2. “A ideia de mudança sonora se tornou mais precisa e, na década de 1870, um grupo de pesquisadores conhecidos como Neogramáticos lançou a tese de que todas as mudanças no sistema fonético de uma língua, enquanto esta se desenvolvia ao longo do tempo, estavam sujeitas à operação de leis fonéticas regulares.”

3. “A analogia pode inibir, como foi citado acima, a operação regular das leis fonéticas em formas lexicais particulares.”

4. “O aspecto mais original dos estudos de Wilhelm Von Humboldt foi a Teoria de Humboldt sobre a forma “interna” e “externa” da língua.”

5. “Outra ideia importante do linguista Humboldt era de que a língua era algo dinâmico: uma língua não é um conjunto de enunciados prontos produzidos pelos falantes, mas os princípios ou regras subjacentes que possibilitam aos falantes produzir tais enunciados e, mais que isso, um número ilimitado deles.”

6. ”A principal realização dos lingüistas do séc. XIX não foi apenas perceber essas mudanças, mas também colocar sua investigação científica em base mais sólida por meio do método comparativo.”

7. “Alguns tipos de mudança fonética, sobretudo a assimilação e a dissimilação, podem ser explicados, ao menos em partes, em termos de condicionamento sintagmático ou contextual.”

8. “Uma língua pode adquirir uma distinção gramatical que não tinha antes.”

9. “As mudanças semânticas podem ser atribuídas a diversos fatores: o mais importante, talvez, e aquele que mais foi enfatizado pelo chamado movimento “palavras e coisas” na semântica histórica, é a mudança sofrida no curso do tempo.”

10. “São pelo menos três etapas no método comparativo.”

11. “Uma das críticas dirigidas contra o método comparativo é que ele se baseava numa metáfora genealógica enganosa.”

12. “Não menos enganosa, por outro lado, é a suposição de que as línguas descendentes de uma mesma língua-mãe divergirão necessariamente, sem jamais convergir, ao longo do tempo.”

13. “A Teoria da Onda sustenta que as diferentes mudanças linguísticas se difundirão, como ondas, a partir de um centro político, comercial ou culturalmente importante, ao longo das principais comunicações.”

Um comentário: